terça-feira, 5 de maio de 2009

Os professores que conheci...


Conheci muitos professores.Cada um com sua identidade, características e sonhos.Conheci professores exigentes e intransigentes.Conheci professores radicais, hoje terminais.Conheci os tipos simpáticos e camaradas.Conheci os rabugentos, cheios de não-me-toques.Conheci os esnobes, arrogantes, os prepotentes, os “espertos”.Conheci os dóceis, meigos, envolventes.Conheci aqueles que sorriam querendo mostrar poder quando os alunos perdiam.Conheci aqueles que vibravam e se emocionavam quando os alunos venciam.E tirei de todos grandes lições. Entretanto, os que mais me marcaram foram aqueles me falaram com o coração. Com simplicidade, com paciência, com afeto. Aqueles para os quais podia apontar e dizer: estes são os meus amigos...Aqueles que me permitiram entender que, não sendo super-homens, são, além de professores, homens e mulheres iluminados e pouco comuns. São simples e grandiosos. São, na verdade, pessoas muito especiais, para as quais, também, tenho orgulho de dizer: "hoje eu sou professor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário