Muitos dos paradigmas da educação representam um padrão a ser seguido e muitos professores seguem um determinado modelo pré-estabelecido sem julgar o que realmente é necessário para que a aprendizagem significativa na educação aconteça. A alteração nas formas de pensar do ser humano reflete em suas atitudes e em como ele age em relação a um determinado contexto.
A prática pedagógica reflexiva de educação também constitui mecanismos de democratização, em que se refletem valores importantes. Através da aprendizagem significativa vem a consciência para a organização e consequentemente para a transformação. Caminhamos cada vez mais para a alteração de pensar do ser humano deixando para trás modelos ineficazes e ultrapassados.
Uma didática relacionada a uma concepção hipertextual preconiza aspectos importantes na construção do conhecimento. No entanto os educadores vivenciam uma realidade muito diferente, com dificuldades em relação a estruturação e organização de ambientes próprios.
O uso da internet não significa que o professor ficará distante do aluno. As novas relações que se estabelecem ao adotarmos a internet como ambiente de apoio à aprendizagem, só remetem os educadores a uma nova postura comunicacional e pedagógica.
O envolvimento cognitivo e afetivo dos alunos com o uso do vídeo quase sempre é importante e essencial para que o aluno possa estabelecer relações com o meio em que vive.
Novos saberes, novas práticas didáticas fazem com que o ensino e aprendizagem se torne mais atraente para alunos e professores. E com isso, todos saem ganhando.
O EAD revoluciona os conceitos porque é uma promessa expressiva para o desenvolvimento educacional do Brasil, vez que ela tende alcançar a grande massa social, onde o sistema atual não contempla os anseios da plena cidadania. Essa inovação expressa ser um modelo rápido, prático, economicamente acessível, que estimula a operacionalização do processo da intelectualização com a tempestividade da difusão do conhecimento, valendo-se dos recursos tecnológicos mínimos exigidos, totalmente à disposição da nossa sociedade.
sábado, 9 de maio de 2009
terça-feira, 5 de maio de 2009
O professor está sempre errado
Quando...É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista".
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas,se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Os professores que conheci...
Conheci muitos professores.Cada um com sua identidade, características e sonhos.Conheci professores exigentes e intransigentes.Conheci professores radicais, hoje terminais.Conheci os tipos simpáticos e camaradas.Conheci os rabugentos, cheios de não-me-toques.Conheci os esnobes, arrogantes, os prepotentes, os “espertos”.Conheci os dóceis, meigos, envolventes.Conheci aqueles que sorriam querendo mostrar poder quando os alunos perdiam.Conheci aqueles que vibravam e se emocionavam quando os alunos venciam.E tirei de todos grandes lições. Entretanto, os que mais me marcaram foram aqueles me falaram com o coração. Com simplicidade, com paciência, com afeto. Aqueles para os quais podia apontar e dizer: estes são os meus amigos...Aqueles que me permitiram entender que, não sendo super-homens, são, além de professores, homens e mulheres iluminados e pouco comuns. São simples e grandiosos. São, na verdade, pessoas muito especiais, para as quais, também, tenho orgulho de dizer: "hoje eu sou professor".
sábado, 25 de abril de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)

